domingo, 7 de junho de 2015

Festa da Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda no bairro da Freguesia na Ilha do Governador em 1914

Numa publicação da Revista Fon Fon de 1914, portanto há, exatos 101 anos atrás, deslumbramos três imagens bastante interessante e confesso ainda não conhecia.

Temos três momentos da Festa da Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda no bairro da Freguesia na Ilha do Governador.

O interessantes dessas imagens é que são muito raras as fotografias da Ilha do Governador nos Anos iniciais do Século XX

Leia Mais sobre essa igreja, ainda de pé na Freguesia. ==> 


A paróquia de Nossa Senhora da Ajuda foi criada em 1710 pelo Bispo do Rio de Janeiro, D. Francisco de S. Jerônimo.
Esta primeira igreja posteriormente foi incorporada ao cemitério local, sendo então construída pelo Padre Pedro Nunes Garcia, no local da atual, um outro templo que embora inaugurado em 23 de dezembro de 1743, foi concluído somente em 1754.

Uma ampliação na parte posterior do prédio foi incorporada em 1811. Em 1871 um incêndio destruiu quase que totalmente a igreja, restando de pé apenas as paredes externas. A reconstrução levou quase dois anos, terminando em 1900, aproveitando-se a estrutura original.


Com a construção de uma igreja maior, localizada do lado esquerdo da antiga (ou seja: a direita da foto) em 1976, as atividades litúrgicas passaram para o novo prédio. No entanto algumas celebrações ainda são realizadas na igreja antiga.

O cemitério que se localizava à direita da foto, funcionou no local até janeiro de 1904, quando foi transferido para o bairro da Cacuia.

A esquerda da igreja fica um pequeno adro e sobre este o campanário, de fácil acesso pela parte externa. Na década de 50, por algumas vezes, vindo dos bailes do Jequiá, um grupo de rapazes fazia tocar o sino, lá pelas 5 da manhã, acordando os atônitos moradores da vizinhança.

Esse é o nosso Rio de Janeiro Antigo. Essa é a nossa Cidade Maravilhosa desde sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário