segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Rio de Janeiro de 1915 - Fagrantes da Praia de São Cristovão até hoje.

Numa publicação da Revista Fon Fon de 1915, portanto há, exatos 100 anos atrás, selecionamos uma imagem bastante interessante e ainda inédita para mim.

E no Rio de Janeiro de 1915, apresentamos alguns flagrantes da Praia de São Cristovão, Numa delas temos a Cia Nacional de Armazens Geraes e na outra temos o cais dessa mesma praia.

 

Na imagem do armazém temos ao lado uma igreja que resiste até os nossos dias. É a igreja do Senhor do Bonfim.

==> Igreja da Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora do Paraíso, situada na Rua Monsenhor Manoel Gomes 241, em São Cristóvão foi, de arquitetura em estilo neoclássico com elementos do barroco tardio, construída no final do século XIX e tombada em apenas em 2007.

Originalmente esta era a Igreja de N. S. do Socorro, em São Cristóvão, que foi construída antes de 1850, em terreno cedido por Dom Pedro II, se localiza na rua de mesmo nome, Bonfim, próximo à Avenida Brasil, e antes dos sucessivos aterros ficava quase na beira da Praia do Cajú, atualmente está afastado por 410 metros da Baia de Guanabara.<== 

Esse é o Rio de Janeiro Antigo. O que temos aí é a nossa Cidade Maravilhosa de Sempre.







Um comentário:

  1. Dá pra ver algumas diferenças da foto antiga para atualmente. Alguns detalhes que tem na torre entre a janela do meio e o sino, as janelas eram de madeira e havia um detalhe triangular acima da porta da Igreja. Alguém notou algo a mais?

    ResponderExcluir