terça-feira, 1 de setembro de 2015

E no Rio de Janeiro de 1911 um pouco do Parc Royal.


Numa publicação da Revista FON FON de 1911, portanto há, exatos 104 anos atrás, selecionamos três imagens bastante interessantes e ainda inéditas para mim.

E no Rio de Janeiro de 1911, apresentamos um flagrante da reinauguração dos mais glamouroso Magazine do Rio de Janeiro.


Estava reaberto o Magazine Parc Royal. Um pouco de sua história contamos aqui:

Inaugurado no final do século XIX, em 1873, e extinto num incêndio em 1943, o Parc Royal foi uma loja de departamentos que existiu no Rio de Janeiro, em pleno curso da modernidade. 

 

Num período de intensas transformações urbanísticas, a loja se mostrou no compasso das mudanças de valores e comportamento, tornando-se protagonista da belle époque na então capital republicana. 


O fotógrafo Augusto Malta clicou uma série de imagens do estabelecimento, e autores como Lima Barreto, Drummond e Rubem Fonseca fizeram menção ao Parc Royal em suas obras, reforçando o papel protagonista que ela ocupou no imaginário coletivo, sobretudo durante as décadas de 1910-1920, período do seu apogeu.




Sob a administração do sócio José Vasco Ramalho Ortigão, imigrante português, filho do escritor José Duarte Ramalho Ortigão, o magazine implementou um modelo de comércio de varejo que já fazia sucesso nas capitais de países centrais do hemisfério norte, apresentando uma série de inovações como a demarcação do preço fixo, a divisão por departamentos, a venda por catálogo, os anúncios de oportunidade, a preocupação com o universo infantil, a valorização do culto à beleza e sedução feminina, apenas para citar algumas.










Esse é o Rio de Janeiro Antigo. O que temos aí é a nossa Cidade Maravilhosa de Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário