quinta-feira, 9 de julho de 2015

Centenário do General Osório pela Revista Fon Fon de 1908.

Numa publicação da Revista Fon Fon de 1908, portanto há, exatos 107 anos atrás, deslumbramos uma imagem bastante interessante e ainda inédita para mim.

E no Rio de Janeiro em Janeiro de 1908, temos na Praça XV de Novembro as comemorações do centenário do General Osório.

O detalhe interessante é a presença do saudoso Morro do Castelo ao fundo da imagem, e salvo engano, as torres da igreja de São José.



 Saiba um pouco mais ==> 

A estátua equestre do General Osório localiza-se na Praça 15 de Novembro, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro.

Obra do escultor mexicano radicado no Brasil, Rodolfo Bernardelli, foi fundida em 1884 com o bronze de canhões tomados na Campanha da Tríplice Aliança para homenagear o herói do referido conflito bélico, apelidado de "glória do Exército brasileiro". 

Na coluna do pedestal, na parte dianteira, lê-se a inscrição: "A Osório o Povo 1884".
Destacam-se, na obra, os dois relevos nas laterais, em bronze, representando cenas de batalha.

Em 21 de julho de 1892, os restos mortais do Marechal Osório foram transferidos da Igreja de Santa Cruz dos Militares para a cripta construída sob sua estátua equestre e lá permaneceram até 1º de dezembro de 1993, quando deu-se início ao solene translado do seu corpo para o jazigo no interior do Parque Histórico Marechal Manuel Luis Osório, no Município de Tramandaí (RS).

Esse é o Rio de Janeiro Antigo. Essa é a nossa Cidade Maravilhosa de Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário