segunda-feira, 25 de maio de 2015

O Triste fim da Estrada de Ferro RIO DO OURO! - Video Parte I

A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883. 

 Inicialmente saía do Caju e mais tarde (1922) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas. 

Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. 

Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. 

A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil em 1928, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). 

Parte de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro. 

Uma publicação, formatação e Montagem por Victor Pedretti.

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