segunda-feira, 2 de março de 2015

Reflexos do carater e dos costumes do povo - Rio de Janeiro de 1930!

Escrito por Paulo Cruz especialmente para "O MALHO" de Março de 1930.


É na vida diaria das cidades que se observam os reflexos da alma do seu povo.


Os flagrantes que a objectiva visual então photographam são aspectos do caracter e dos costumes populares. Estes dão aos centros de população. Sob esse ponto de vista, dão personalidade aos centros de população.




Sob esse ponto de vista, não se confundem dois logarejos vizinhos. As cidades, embora á sombra da mesma bandeira e da mesma nacionalidade, distinguem-se perfeitamente no tocante aos habitos do seu povo.


O Rio de Janeiro tem tambem as suas curiosidades, coisas que o carioca vê diariamente sem reparar na sua originalidade. Só o forasteiro estranha a bizarria desses aspectos caracteristicos.


 
A venda de estampilhas nas repartições publicas offerece aspectos interessantissimos: durante as horas em que o funccionario do Thesouro está de serviço, fica uma fileira enorme de compradores postada em frente ao “guichet”. São vinte, trinta pessoas em linha de um, esperando pacientemente que lhe chegue a vez. Essa fórma de compra está officialisada.



A autoridade de um soldado mantém a perfeição do alinhamento.

E os nossos propagandistas que exaltam as qualidades deste xarope, o conforto daquelle calçado, as emoções de tal ou qual “film” cinematrographico?


 

E os autos, que ás vezes apparecem cortando as ruas do centro, enfeitadas de cores berrantes, attrahindo, a toque do bombo e de clarim, a attenção do povo para os dizeres espalhafatosos de enormes cartazes, em que se annuncia a estréa de uma nova peça theatral?



A briga de garotos, tão commum nas nossas ruas; a curiosidade desinteressada, se me permitem o contrasenso, dos que se approximam do muro ao cáes e olham desplicentemente o serviço de carga ou descarga ; lavadeiras que, em plena Avenida Rio Branco, descansam sobre trouxas de roupa emquanto esperam o bonde mixto; tudo isto são feições dos nossos habitos, são detalhes da alma desta grande capital.

Reproduzido na íntegra, na grafia original e sem correções ortográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário