segunda-feira, 9 de março de 2015

Câmara dos Deputados no período de 1946 a 1960.

Após a promulgação da Constituição de 1946, a Constituinte transformou-se em Congresso ordinário e a Câmara dos Deputados permaneceu no Palácio Tiradentes. 

Com deputados eleitos por vários partidos, tornou-se o espaço por excelência de manifestação da diversidade política do país.

Enquanto a União Democrática Nacional (UDN), o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) dominavam o cenário parlamentar, outras agremiações como o Partido Republicano (PR) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB) lutavam para veicular suas idéias e propostas.

A Câmara dos Deputados passou a viver então aquela que muitos analistas apontam como a fase áurea do parlamento brasileiro, um período no qual as principais correntes políticas se faziam representar por oradores brilhantes em confrontos constantes.

Essa concepção, no entanto, vem sendo questionada pela historiografia contemporânea, que procura apontar os limites dessa idealização democrática. Embora o país tenha efetivamente conhecido uma era de convivência entre correntes divergentes, havia limitações à participação popular no processo político e era patente o temor das elites diante da mobilização das massas.
   
Nesse sentido, a trajetória do Partido Comunista, que foi legalizado em 1945 e teve seu registro cassado em 1947, serve como síntese dos impasses vividos pela política brasileira nessa fase conhecida como a da redemocratização.



O presidente norte-americano Harry Truman discursa na Câmara dos Deputados durante sua visita ao Brasil em 1947. À sua esquerda estão o senador Melo Viana e o presidente Eurico Gaspar Dutra. Arquivo Nacional - Arq. Agência Nacional. 




Afonso Arinos faz um aparte em sessão da Câmara dos Deputados no ano de 1953, tendo ao seu lado os deputados Mário Martins e Flores da Cunha. FGV / CPDOC - Arq. Afonso Arinos. 


Deputados da bancada comunista em sessão da Câmara dos Deputados realizada em 1947. Na primeira fila, Jorge Amado, Oswaldo Pacheco, Maurício Grabois e João Amazonas. Arquivo Nacional - Correio da Manhã.
 

No célebre registro fotográfico de Ibrahim Sued, o deputado Otávio Mangabeira beija a mão do general norte-americano Dwight Eisenhower em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em 1946. Arquivo Nacional.  


Aliomar Baleeiro, reconhecido por seus contemporâneos como um dos maiores oradores de sua geração, discursa na Câmara dos Deputados. Arquivo Nacional - Arq. Correio da Manhã. 


O deputado Carlos Lacerda pronuncia um inflamado discurso na Câmara dos Deputados. Arquivo Nacional. Arq. Correio da Manhã. 


 Juscelino Kubitshek é empossado na presidência em cerimônia realizada na Câmara dos Deputados. Arquivo Nacional. Arq. Correio da Manhã. 

Fonte:  http://www.alerj.rj.gov.br/memoria/exposicao/roteiro/10.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário