sábado, 19 de novembro de 2016

E no Rio de Janeiro de 1928, no Cáes do Porto, a chegado do senador da republica Sr. Arthur Bernardes.

Numa publicação da Revista O Malho de 1929, portanto há, exatos 87 anos atrás, selecionamos duas imagens bastante interessantes e, acredito, ainda inéditas para os amigos.

E no Rio de Janeiro de 1928, apresentamos, no Cáes do Porto, a chegado do ex presidente e então senador da republica Sr. Arthur Bernardes.


Um pouco mais sobre Arthur Bernardes:

Artur da Silva Bernardes (Viçosa, 8 de agosto de 1875 — Rio de Janeiro, 23 de março de 1955) foi um advogado e político brasileiro, presidente de Minas Gerais de 1918 a 1922 e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926. Seus seguidores foram chamados de "bernardistas".

Estudou no Colégio do Caraça. Formou-se na Faculdade Livre de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, iniciou sua carreira política como vereador e presidente da Câmara Municipal de Viçosa em 1906. 

Foi deputado federal (de 1909 a 1910) e Secretário de Finanças de Minas Gerais em 1910. Foi eleito para um novo mandato de deputado federal (1915 a 1917). 

Tornou-se o líder principal do Partido Republicano Mineiro, tirando o controle do PRM dos políticos do Sul de Minas Gerais, deslocando o centro da política mineira para a Zona da Mata. 

Foi presidente do estado de Minas Gerais entre 1918 e 1922.
Artur, para sua carreira política como Presidente da República, contou com a ajuda de seu sogro, Carlos Vaz de Mello José Alves Ferreira de Melo, um poderoso fazendeiro de Viçosa. 

As terras onde foram erguidas as primeiras faculdades integrantes da UFV pertenciam ao sogro de Bernardes.
Artur da Silva Bernardes foi casado por mais de 50 anos com Clélia Vaz de Mello, filha Carlos Vaz de Mello político importante da Zona da Mata mineira, deputado e senador da república.
Ele negava sua naturalidade, pois segundo históricos ele nasceu em Cipotânea, na comunidade rural da Paciência, terra de sua mãe. 

Ele dizia ter nascido em Viçosa - MG, já que é uma cidade popular e bem desenvolvida.







Esse é o nosso Rio de Janeiro Antigo. O que temos aí é a nossa CIDADE MARAVILHOSA de Sempre.

3 comentários:

  1. Fotos de uma época que não volta mais. Assemelha com o presente apenas pelo fato de terem colocado abaixo o viaduto nessa região da cidade que agora renasce pelo impulso dos jogos olímpicos.

    Como presidente, ele foi um homem autoritário, tal como a maioria dos grupos governantes da República Velha. Era uma época ainda muito medíocre quanto à política, exceto pelos tenentes corajosos

    ResponderExcluir
  2. Fotos de uma época que não volta mais. Assemelha com o presente apenas pelo fato de terem colocado abaixo o viaduto nessa região da cidade que agora renasce pelo impulso dos jogos olímpicos.

    Como presidente, ele foi um homem autoritário, tal como a maioria dos grupos governantes da República Velha. Era uma época ainda muito medíocre quanto à política, exceto pelos tenentes corajosos

    ResponderExcluir