domingo, 26 de junho de 2016

A chegada ao Rio de Janeiro do Ministro da Guerra Setembrino de Carvalho em 1923.

Numa publicação da Revista FON FON de 1924, portanto há, exatos 92 anos atrás, selecionamos algumas imagens bastante interessantes e, acredito, ainda inéditas para os amigos.

E no Rio de Janeiro de 1923, a chegada ao Rio de Janeiro do Ministro da Guerra Setembrino de Carvalho, vindo da província do Rio Grande do Sul.


Um pouco mais sobre o Marechal Setembrino de Carvalho:

"Promovido a General de Divisão em janeiro de 1918, foi designado para comandar a 2ª Divisão de Exército, em Niterói. 

Em 1º de julho de 1922, foi nomeado Chefe do Estado Maior do Exército pelo Presidente Epitácio Pessoa. No levante dos Fortes de Copacabana e do Vigia, da Escola Militar e alguns efetivos da Vila Militar foi chamado a intervir. 

Dirigiu-se ao Realengo, encontrando a Escola Militar já sob controle. Instalou um Quartel General de operações em Deodoro, de onde comandou a repressão. O movimento terminou com o episódio na Avenida Atlântica, envolvendo os 18 do Forte.

Em novembro de 1922, Arthur Bernardes, empossado na Presidência da República, designou-o Ministro da Guerra. Em 1923, surgia no Rio Grande do Sul novo conflito armado, a Revolução de 1923. 

Fracassada a tentativa de armistício e agravando-se o conflito em todo Estado , decidiu Bernardes encarregar da missão o General Setembrino. 

Chegando em Porto Alegre , Setembrino promoveu o entendimento entre as partes em conflito, obtendo o armistício com a Paz de Pedras Altas, na estância de Assis Brasil, em 14 de dezembro.

Promovido a Marechal em abril de 1924, viu-se diante de novo movimento, iniciado no dia 5 de julho, com focos em São Paulo, Amazonas e Sergipe. 

Fez face aos revoltosos, comandados pelo General Isidoro Dias Lopes, conclamando-os por meio de dois manifestos à rendição e isentando-os de culpa. 

O Marechal Setembrino afastou-se da vida pública em 1926. Continuou morando no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, vindo a falecer no dia 24 de maio de 1947, aos 85 anos de idade.

Em face de sua atuação pacificadora, é conhecido como o Caxias do século XX.
A 10 de Junho de 1924 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis de Portugal."










Esse é o nosso Rio de Janeiro Antigo. O que temos aí é a nossa CIDADE MARAVILHOSA de Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário