Carnaval Carioca de 1920
Sua Magestade Mômo ahi vem, doirado e barulhento, abrindo um
parenthesis de alegria na tristeza diuturna,
Tilintam guizos. afinam-se gargantas, e encordoam-se violões
e cavaquinhos e a mocidade sorri, em alvoroço, correndo jovialmente para as
baralhas de confeti. A cidade ja extremece. presentindo o deliro dos tres dias
gloriosos.
É o Carnaval!
As gazêtas abrem columnas para saciar a curiosidade dos
subditos ardorosos de um Rei que firmou esplendidamente o seu reinado na mais
republicana das republicas. Nós todos que mal nos apercebemos da vida que
passa, vertiginosa, á approximação do obeso soberano corremos ao seu encontro,
devotados e submissos. Nessa submissão está a perfeita li berdade para o seu ephêmero
predominio, que desperta os somnolentos e alerta os desalentados. Para muita
gente o amno começa no sabbado gordo Quando, aos pinchos e aos berros de
entusiasmo, se dá entrada a Sua Magestade. Na quarta feira de cinzas quasi
silenciosa, Com o corpo a pedir Tres noites de descanso. tdo o mundo murmura o “até
para o amno.. Os mezes que continuam não pagam a pena de urna referencia. São
mais alguns milhares de horas para o trabalho e o sacrifício, neste chão
áspero.
E o Carnaval de 1920 que programma traz?
O mistério de Mômo ja foi organizado com a sabedoria tradicional.
A acção em todas as pastas é rigorosa. Peleja-se tom heroicidade de bairro em
bairro, havendo em cada alma o jubilo mais forte e o riso mais sonoro cm cada bocca.
Não tarda a descerrar-se o oasis de sinceridade no deserto da hypocrisia
nacional. O conselheiro não chegou a dizer, mas dizemos nós com o poeta
--- Que a vida não fora uma forçada,
e não teria tanto fingimento
Se toda a gente andasse mascarada.
É uma verdade,lá isso é, e das melhores — das que se sentem
e guardam avaramente.
Preparam.se. ao mesmo tempo.as demonstrações de força
através da arte e da graça. Mercê da tenacidade dos clubs que arrastam o mau
humor e a carantonha da Crise. Muito bem! Assim é que deve ser, em homenagem ás
theorias de Sua Magestade.
Mas a nota admirarei, a grande nota predominante que
harmonisa e eletririsa o reinado, suspendendo-o ao oitavo céo, é a musica tio
brazileira, que sacóde e que alvoroça.
Os creadôres dessa maneira de expansão da
alma popular não esqueceram o instante de victoria. Evocaram toda a belleza sentimental
e toda a ardencia do tropico, em bamboleios e requebros. para a passagem
triumpitante do carnaval...
É o Carnaval
Transcrito na íntegra, sem correções ortográficas, da Revista Careta de 7 de Fevereiro de 1920.
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