Este foi erigido no contexto da instalação e desenvolvimento histórico da Primeira República. Trata-se de prédios públicos e privados que circundam a praça Floriano Peixoto, cortada por uma artéria - Avenida Rio Branco, em parte preservados.
O Palácio Pedro Ernesto foi construído entre 1919 e 1923, sendo projetado pelo arquiteto Heitor de Mello e desenvolvido, após a sua morte, por Archimedes Memória e Francisco Couchet.
Seu estilo arquitetônico é definido como ecletismo, pois mistura elementos das concepções dos estilos neoclássicos denominados Luís XIV e Luís XV, que também inspiraram a Ala Lescot do Louvre.
Sua inauguração ocorreu durante a gestão de Carlos Sampaio, prefeito do Distrito Federal entre 1920 e 1923.
No mesmo período, houve o arrasamento do morro do Castelo, a continuação das obras de saneamento da Lagoa Rodrigo de Freitas e o término do alargamento do Largo da Carioca.
O objetivo destas obras era o de conquistar novas áreas para a extensão da cidade, dando continuidade à política de urbanização iniciada na gestão Pereira Passos (1903-1906).
Na foto podemos ver o Thetro Municipal, a Praça Floriano, parte da Avenida Rio Branco e ao fundo o Morro de Santo Antônio, arrasado nos anos 1960.
Esse é o nosso Rio de Janeiro Antigo. O que temos aí é a nossa CIDADE MARAVILHOSA de Sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário